Voltar àquele lugar encantador ou descobrir um novo recanto? Admirar a paisagem de montanhas, rios e cachoeiras ou curtir o sol à beira-mar? Aventurar-se em esportes radicais ou balançar na rede ouvindo o som dos pássaros? Com o avanço da vacinação e a queda significativa dos casos de Covid-19, a alegria de viajar está de volta.

Nesse momento de aproveitar os dias de descanso fora de casa, o estado do Rio de Janeiro é o destino certo, com uma combinação inigualável de cenários deslumbrantes e cultura rica e diversa, além de oferecer uma aula de História em cada canto e uma culinária tão variada quanto deliciosa.

O turismo pós-pandemia requer uma série de cuidados e protocolos. Usar máscara em locais fechados ou locais abertos com muitas pessoas aglomeradas, lavar sempre as mãos e usar álcool gel são regras de ouro que não impedem momentos de diversão, aconchego e relaxamento.

Para garantir a retomada com segurança para turistas e trabalhadores, a Secretaria de Turismo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro criaram o portal Turismo Consciente RJ, que estimula estabelecimentos a cumprirem todas as medidas para reabertura das atrações turísticas, dos hotéis e restaurantes. Os que seguem corretamente as normas recebem um selo de qualidade do atendimento.

Os viajantes podem consultar a lista dos locais cumpridores das normas. Também tem informações sobre as regras de chegada e permanência em cada município das 12 regiões turísticas do estado. O portal traz ainda o manual “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”, como uso de máscaras, distanciamento, higiene pessoal, limpeza de ambientes e vigilância constante com a saúde.

Antes de viajar, não se esqueça de incluir na bagagem o comprovante de vacinação, para acesso a locais que exigem essa medida de segurança. Tomados todos os cuidados, a tarefa é escolher entre as muitas atrações que fazem do Estado do Rio de Janeiro um dos destinos mais procurados no Brasil.

A começar pela capital, com a beleza das praias, do Pão de Açúcar e do Cristo Redentormuseus históricos, como o Paço Imperial, modernos, como o Museu do Amanhã, e com grandes acervos como o do MAMdiversão para toda a família, como a roda-gigante Rio Star e o AquaRio, e grandes áreas verdes em plena cidade.

Na Região Metropolitana, o visitante encontrará natureza exuberante e belos passeios históricos em Niterói. Já na Baixada Verde, há grande variedade de esportes de aventura em várias cidades, como por exemplo Japeri, e para quem aprecia o turismo religioso, existem ótimas opções em Belford Roxo e Magé.

Na Serra Verde Imperial, as áreas de preservação ambiental são atrações à parte, além da excelente gastronomia e da História do país contada em muitos pontos de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo.

Nos últimos anos, o turismo rural ganhou espaço e se somou ao turismo ecológico e de aventura como grandes atrativos para os viajantes que gostam de conhecer os esconderijos da natureza. O Vale do Café, que tem também fazendas históricas e casarões coloniais imperdíveis, as Agulhas Negras e as regiões de Caminhos Coloniais, Caminhos da Mata e Caminhos da Serra são excelentes opções para esses tipos de lazer.

Os que gostam de aproveitar as águas do mar, de rios e cachoeiras e ao mesmo tempo conhecer a cultura e a História fluminenses têm diferentes caminhos a seguir, como a Costa Verde, com as águas transparentes e lindas ilhas de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro. Ou a Costa do Sol, com mergulhos inesquecíveis em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e outros dez municípios. O roteiro fica completo com a Costa Doce, com lagoas e corredeiras, além das feiras agropecuárias, e a região de Águas do Noroeste, com fontes medicinais e a tranquilidade da vida rural.

O que não falta é diversidade. No momento em que o turismocomeça a se recuperar das perdas de 2020, todos os cuidados são tomados para receber moradores de todas as partes do país. A aposta inicial é atrair turistas fluminenses e brasileiros.

O Estado do Rio de Janeiro está pronto para retomar uma de suas grandes vocações, com segurança e conforto. Escolha seu destino, vacine-se, cuide da saúde, respeite as regras e divirta-se!

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/viagem-e-turismo/ferias-no-rj/o-estado-do-rio-de-janeiro-esta-pronto-para-receber-os-turistas-de-volta-25289482.html

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *