Por que o Cristo Redentor é tão famoso? O que ele simboliza e qual é sua história? Conheça mais sobre essa figura que já foi utilizada como representação do Brasil inúmeras vezes e que é uma das Sete Maravilhas do Mundo. Segue o fio!

Toda história se inicia, é claro, pelo começo, e essa não poderia ser diferente. Em 1859, um padre lazarista francês teve a ideia de construir um monumento religioso em cima do Monte Corcovado, um morro com 710 metros de altura. A tarefa não seria nada fácil, ainda mais pelos instrumentos e técnicas disponíveis na época, mas ele se agarrou na ideia.

Foi só em 1922, nos preparativos do centenário da Independência do Brasil, que a proposta começou a se materializar. O primeiro passo foi escolher um projeto e quem o realizaria. Para isso foi feita uma disputa entre interessados em 1921 e o ganhador foi o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa;

Em seguida, era necessária a autorização das autoridades para a realização do monumento. Foi assim que 22 mil mulheres se juntaram e fizeram um abaixo-assinado pedindo a permissão para o presidente Epitácio Pessoa. Como podem imaginar, a autorização foi concedida.

Entretanto, nenhum projeto é concebido sem verba. A proposta era construir todo o Cristo Redentor apenas com doações do povo brasileiro, então em 1923, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a Semana do Monumento. Foram arrecadados mil contos de réis. Alguns anos depois, novas arrecadações foram feitas, resultando 2.500 contos de réis, que convertidos, atualmente (2022), seriam muitos milhões de reais.

Foram três os idealizadores da construção do Cristo Redentor: Heitor da Silva Costa, desenhista do projeto; Carlos Oswald, pintor e Maximiliam Paul Landowsky, escultor das mãos e da cabeça, que foram construídas em Paris, na França. O restante foi feito no Brasil por 12 operários, liderados por Heitor Levy.

O processo de construção durou 5 anos e a fundação do Cristo foi em 12 de outubro de 1931, e contou com peregrinos de todo o mundo.

Sobre a construção

O corpo do monumento é feito de pedra-sabão. Ela foi cortada em milhares de triângulos e colados à mão sobre um tecido. Depois, foram aplicados na estátua por pastilheiros. 

O coração do Cristo Redentor é a única parte projetada para dentro. Ele mede 1,30 metros. No interior da construção há 12 platôs, que, ligados por escadarias, formam vários andares que se abrem nos braços e na cabeça.

Em questões de medidas, o monumento tem 38 metros de altura, o que equivale a um edifício de 13 andares. 8 desses 30 metros é apenas o pedestal e a cabeça por si só pesa 30 toneladas!! O Cristo Redentor foi construído para aguentar ventos de até 2500 km/h.

Simbolismo

O Cristo Redentor é uma figura religiosa. Idealizada por um padre, todos seus detalhes remetem a algum simbolismo.

A cabeça da imagem é levemente inclinada para baixo e a construção foi feita a 710 metros acima do nível do mar. Isso representa que o Cristo está no alto, nos céus, e de lá olha para baixo, para a humanidade.

Já os icônicos braços abertos representam acolhimento e amor, além de remeter à imagem da cruz/crucificação, momento em que, para os cristãos, foi a demonstração máxima de amor de Jesus para com a humanidade.

Continuando nessa temática de amor, temos o coração exposto em alto relevo na altura do peito.

Gostou de saber mais sobre o Cristo Redentor? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários!

Quer ver o Cristo Redentor de pertinho sem a dor de cabeça de subir todo o morro? Vem voar com o Heli-Rio! Temos voos panorâmicos que sobrevoam o monumento e várias outras localizações famosas do Rio de Janeiro!

Escrito por: Vívian Móz Lavalle

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Enviar uma mensagem
Olá, posso ajudar?
Heli-Rio Táxi Aéreo
Olá, posso ajudar?