Muitas cidades no Brasil e no mundo são conhecidas por suas belas paisagens. Desde praias na Tailândia até a cidade do Rio de Janeiro, a arquitetura e a natureza encantam a todos. Observar essas paisagens é a essência de o que é voo panorâmico.

Saiba mais sobre esses voos e suas curiosidades abaixo!

O que é voo panorâmico?

O voo panorâmico é uma forma de passeio turístico. Porém, em vez de conhecer a cidade a pé, ou a bordo de um ônibus ou navio, você a conhece de cima. Ou seja, em um helicóptero ou avião.

Essa modalidade de voo é muito comum em cidades turísticas, pois permite que os turistas vejam a cidade por um novo ângulo. Aproveitando a vista impressionante, com oportunidade de conhecer diversos pontos em pouco tempo.

O voo panorâmico portanto, é uma maneira diferente de conhecer um lugar. Sem ônibus de turismo lotado ou guias que ajudam pouco. Você pode curtir a cidade de um jeito totalmente novo e inesquecível.

7 curiosidades sobre voos panorâmicos

Sabendo o que é voo panorâmico, confira as 7 curiosidades abaixo!

#1 Roteiros programados

Todos os voos panorâmicos seguem roteiros pré-programados. Assim fica bem mais fácil escolher qual voo passa pelos pontos turísticos que você quer conhecer. O detalhe aqui, é que quanto maior for a quantidade de pontos de sobrevoo, maior será o tempo do voo, e assim o valor do passeio ficará mais caro. Mas também, pode ser o caso de que você não precise de um voo tão longo e pretenda ver poucos pontos turísticos. Aí você pode escolher o roteiro com menos tempo de voo. Essa é uma forma simples de baratear o passeio para não deixar de voar de helicóptero.

#2 Controle de tráfego aéreo

Você acha que no céu não tem radar? Pois é, tem sim, e os pilotos precisam obedecer à risca! Ainda que o voo tenha um roteiro pronto para ser seguido, o controle de tráfego aéreo sempre precisa autorizar a passagem da aeronave pelos pontos turísticos para não conflitar com outros helicópteros que também estejam sobrevoando a mesma área, ou até mesmo não interferir com algum avião que esteja pronto para pousar ou decolar de algum aeroporto próximo.

É o caso por exemplo do sobrevoo no Cristo Redentor, que devido ao intenso tráfego de aviões no aeroporto Santos Dumont, algumas vezes o controle de tráfego aéreo solicita que a aeronave aguarde para prosseguir. Portanto não se surpreenda se o voo não seguir exatamente a ordem do roteiro, muitas vezes é comum alterar essa ordem de sobrevoo dos pontos turísticos para atender à determinação do controlador.

#3 Tempo de voo

As operadoras dos passeios, sempre preparam o roteiro baseado nos sobrevoos que a aeronave irá fazer, e a partir daí é pensada a duração para conseguir fazer o voo de forma segura e confortável. O detalhe mais importante sobre a duração de um voo panorâmico, é que o tempo de voo sempre é iniciado a partir do momento em que é acionado o motor da aeronave e só termina quando o motor é desligado. Lembre-se que quando você está dentro da aeronave, toda estrutura do voo já está em funcionamento, equipe, aeronave, tripulação, plano de voo. Mas fique tranquilo, as operadoras também levam isso em consideração na hora de construir a duração do passeio, você não vai perder nada!

#4 Número de passageiros

Um outro fator pode encarecer bastante o passeio de helicóptero: o tamanho da aeronave. Se você está com um grupo de amigos e quer que todos façam o voo juntos, atenção, isso pode tornar o valor do passeio bem mais caro. Em quase todas as operadoras de voos panorâmicos do mundo, o helicóptero mais utilizado são os que tem 3 e 4 assentos.

No entanto, você poderá encontrar algumas empresas de voos turísticos com aeronaves com 5 e até 6 assentos. Como o roteiro do voo é sempre o mesmo, o que muda é o tamanho da aeronave, logo muda também o preço. Como a aeronave maior consome mais combustível, colocar todo mundo no mesmo voo, pode deixar o passeio bem mais caro.

Para a situação de grupos grandes, o ideal é dividir em 2 ou 3 voos para voar em uma aeronave menor, de forma que todos curtam o passeio em voos separados e não fique caro demais.

#5 Crianças a bordo

O voo panorâmico pode ser realizado por pessoas de todas as idades, sem restrições. De acordo com a ANAC, crianças de até 2 anos incompletos devem ir no colo de um responsável. Acima dessa idade, devem ocupar normalmente o assento da aeronave para utilizar o cinto de segurança. Isso é extremamente importante, principalmente na hora da compra. Então se você está planejando um passeio desse com uma criança de mais de 2 anos, lembre-se, ela deve ser tratada como uma passageira normal e deve ocupar um dos assentos da aeronave, portanto não esqueça de adquirir o assento dela também.

#6 Uso do celular para tirar fotos

Você já deve ter visto em alguma foto que havia alguma pessoa na aeronave utilizando um celular para registrar os melhores momentos do voo, será que tem problema? Não, fique tranquilo, não há qualquer problema em utilizar o celular para tirar fotos. Você não precisa comprar uma máquina fotográfica super profissional para memorizar seu voo. O helicóptero não sofre as mesmas interferências que um avião comercial. Então no dia do seu passeio, não esqueça de carregar seu celular para não ficar sem bateria!

#7 Momentos especiais

Muitas pessoas reservam voos panorâmicos para ocasiões especiais. Aniversários de namoro e pedidos de casamento, por exemplo. É uma maneira emocionante de marcar esse momento inesquecível. Então se você está planejando utilizar um voo panorâmico para fazer um pedido de casamento por exemplo, converse com o comandante da aeronave e explique seu desejo. Sem dúvida a equipe da operadora do passeio fará o melhor para deixar seu pedido ainda mais especial.

O voo panorâmico é uma experiência diferente, que vai trazer um novo ponto de vista para o seu passeio. Informe-se antes de voar para aproveitar ao máximo!

Agora que você já sabe o que é voo panorâmico, deve estar se perguntando como reservar um passeio como esse. Com a Helirio, é muito fácil: você só precisa acessar nosso site para conhecer nossos serviços. No próprio site, é possível conferir as datas, definir opções de horários e fazer sua reserva.

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *