Muito visitado e amado, o Cristo Redentor é um ponto turístico que atrai muitos turistas. Mas será que cada pessoa que passa por lá, conhece a história desse “gigante” do Rio de Janeiro? Se a resposta foi não, desce a leitura e descubra!
Em 1859 o padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, da Igreja do Colégio Imaculada Conceição, registrou no livro “Imitação de Cristo”, de 1903, o sonho de construir um monumento religioso no alto do Monte Corcovado, que tem 710 metros de altura. Mas só em 1922 que essa proposta começou a materializar-se, junto aos preparativos para o centenário da Independência do Brasil.
Um ano antes alguns projetos foram apresentados, com a vitória de Heitor da Silva Costa.
A ideia era tão desejada que Epitácio Pessoa, o Presidente do Brasil na época, recebeu um abaixo-assinado com 22 mil assinaturas de mulheres, que pediam a construção do monumento. Porém o Cristo seria construído apenas com doações dos brasileiros.
Para arrecadar fundos para a obra, em 1923, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a semana do Monumento, arrecadando mil contos de réis, o que não foi suficiente, sendo necessárias novas arrecadações. Anos depois a construção alcançou 2.500 contos de réis, o que equivale a R$9,5 milhões de reais.
Criadores
Desenhista: Heitor da Silva Costa
Pintor: Carlos Oswald
Escultor: Maximiliam Paul Landowsky
O Monumento
Altura: 38 metros, equivalente a 13 andares (30 metros são do monumento, 8 do pedestal.)
Braço: 88 metros quadrado
Pés:1,35 metros
Cabeça: 30 toneladas
Coração: 1,30 metros
Todo monumento foi construído aqui no Brasil, exceto a cabeça e as mãos, que foram moldadas em Paris, na França. O interior é composto por 12 platôs, ligados por escadarias, formando andares que se abrem nos braços e na cabeça.
Em 12 de outubro de 1931 foi inaugurado o Cristo Redentor, contando com a presença de peregrinos de várias regiões do mundo!!
Se você gostou de conhecer essa história e quer sobrevoar esse e outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, vem para o Heli-Rio!!
Escrito por Aline Pacagnelli