O Rio de Janeiro não é apenas sinônimo de samba e belas praias. Vem com a gente e descubra algumas curiosidades sobre o segundo município mais populoso do Brasil!
1. O Rio é de Janeiro, mas o rio é uma baía.
O nome Rio de Janeiro não se refere a nenhum dos 200 rios que cortam a cidade. Em janeiro de 1502 o explorador português Gaspar de Lemos chegou ao Rio. Diz a lenda que ele navegava pela Baía da Guanabara quando inventou o nome para a cidade, confundindo a baía com a boca de um grande rio, porém hoje em dia, historiadores questionam essa teoria e que a palavra para rio no século 16 também era usada para identificar baías. Pelo sim ou pelo não, o nome colou!
2. A maioria das escolas de samba do Rio ficam nas favelas
Quase um quarto dos cariocas moram nas favelas do Rio, a cidade possui cerca de mil favelas! Essas comunidades carentes vêm ocupando esse espaço desde o século 19. Foi lá que surgiu o samba, estilo de música criado pelos escravos africanos que lá viviam. Hoje, a maioria das escolas de samba que competem no Carnaval do Rio estão localizadas próximas às favelas.
3. O Carnaval do Rio também é o maior do mundo
E não somos nós que estamos dizendo! A festa mais popular da cidade está no livro de Recordes de 2004 com um número aproximado de 400.000 foliões. Todos os anos as ruas ficam cheias à espera dos blocos.
4. O Rio tem a oitava maior biblioteca do mundo
A Família Real de Portugal que destinou este título ao Rio de Janeiro, quando fugindo de Napoleão e suas tropas, trouxe além de 15 mil pessoas em 14 navios, 60.000 volumes da Biblioteca Real. Uma verdadeira riqueza!
Na verdade, um dos primeiros atos de Dom João VI, no Brasil, foi estabelecer a Biblioteca Nacional, que veio a tornar-se a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de 15 milhões de itens.
5. O Rio tem a maior floresta urbana do mundo
São mais de 6 milhões de habitantes que vivem no Rio de Janeiro, mas isso não os tornam grandes perto da Floresta da Tijuca. O Rio é lar da maior floresta urbana do mundo!
A área de conservação de 33 quilômetros quadrados é resultado do reflorestamento feito no final do século 19. A ideia era restaurar a área que havia sido destruída por plantações de café, para evitar a erosão dos morros que cercavam a cidade. Vários dos pontos turísticos do Rio de Janeiro estão parcialmente localizados na Floresta da Tijuca.
Curiosidades muito interessantes, não é mesmo? Nós da Heli-Rio buscamos trazer conhecimento aos nossos clientes. Voe conosco!
Escrito por Aline Pacagnelli